Em parceria inédita, o INT - Instituto Nacional de Tecnologia, realiza o cultivo de bactérias que impulsionam a obra de arte Caravel. O trabalho será exibido na Bienal de 5 de fevereiro a 18 de março no Rio de Janeiro , Oi Futuro.

Em parceria inédita o INT – Instituo Nacional de Tecnologia, está cultivando desde o mês de janeiro, bactérias que integram o trabalho artístico Caravel, que estará exposto no centro cultural Oi Futuro Flamengo de 5 de fevereiro a 18 de março na cidade do Rio de Janeiro.

Através do envolvimento de cientista da Bélgica e do Brasil por meio do INT, o trabalho poderá ser exibido pela primeira vez no Brasil.

O instituto também participará através do Prof. Fernando Rizzo, do simpósio internacional promovido pela Bienal no dia 5 de fevereiro no teatro do Oi Futuro.

Mais sobre a obra Caravel.
As células de combustível microbianas, ou MFC, são dispositivos que usam bactérias nas águas residuais como catalisadores para oxidar a matéria orgânica e gerar eletricidade.A energia colhida dos MFC é aplicada para mover a estrutura robótica e, ao mesmo tempo, para limpar o ambiente poluído com a ajuda de plantas purificadoras de água integradas na estrutura. O desenvolvimento deste protótipo faz parte da evolução das bio-máquinas construídas anteriormente pelo artista Ivan Henriques, que são formas híbridas entre organismos vivos e máquinas criando um vetor evolutivo entre máquinas e natureza.