Joe Davis doa obra biotecnológica para exposição da Bienal de Arte Digital.

(por João Pires – Agência Febre)

BICHO-DA-SEDA ALTERADO GENETICAMENTE PODE AJUDAR NA LIMPEZA DE AMBIENTES DEGRADADOS COM METAIS PESADOS

 A Bienal de Arte Digital, em exposição até o dia 18 de março no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, teve entre suas principais atrações na primeira semana um simpósio do renomado cientista americano Joe Davis, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Departamento de Genética de Harvard. Davis, de 67 anos, após sua palestra, decidiu contribuir com as exposições permanentes do evento antes de retornar aos Estados Unidos.

A obra de Davis consiste em um bicho-da-seda alterado geneticamente pelo cientista americano e outros pesquisadores associados. Com a alteração de DNA, o inseto produz uma seda sintética que é capaz de absorver metais pesados. A ideia do experimento tem uma importância social, no sentido de limpar ambientes degradados com metais pesados graças ao potencial de absorção da seda produzida. Para a Bienal, Davis deixou um casulo de um dos bichos-da-seda que ele alterou geneticamente em seu laboratório.

 Vencedor em 2012 do Prêmio Golden Nica, uma das mais importantes premiações de arte interativa e cultura digital no mundo, Davis é pioneiro de trabalhos de arte e biologia molecular, como inserir informações da Wikipedia em forma de código genético no DNA de maçãs. No Rio de Janeiro, ele fez um simpósio na última terça-feira, no qual explicou ao público o conceito de artistas-cientistas (artistas híbridos), fazendo uma relação com os magos da antiguidade.