SERGIO BASBAUM

PUC-SP (Brasil)

BELO HRIZONTESIMPÓSIO | SYMPOSIUM


Casa do BaileAuditório | Auditorium – 28/03 – 10:00h 

bio

Sérgio Roclaw Basbaum nascido em São Paulo, Brasil, em 1964, multiartista e pesquisador. Possui trajetória interdisciplinar, orbitando em torno de diversas questões que emergem das relaушes entre percepção, arte e tecnologia. Músico, bacharel em Cinema (Escola de Comunicaушes e Artes da Universidade de Sсo Paulo, ECA-USP), mestre e doutor em Comunicaусo e Semiótica (PUC-SP), com pós-doutorado em filosofia (Universidade Estadual Paulista, UNESP), professor do programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP.  Autor de “Sinestesia, Arte e Tecnologia” (Annablume-FAPESP, 2002), “O primado da Percepção e suas consequências midiáticas” (Intermeios-FAPESP, 2016), além de diversos artigos publicados no Brasil e no exterior. Como compositor, instrumentista, produtor e arranjador, lançou dois álbums de composições originais, Capitсo Nemo no Forrз de Todos de Santos (1999) e PopuP ќ Pop ж o contrрrio de poP (2012); participou de diversos eventos e mostras coletivas, com trabalhos em vьdeo interativo, poesia e obras sonoras e colaborou em projetos de danуa contemporРnea. Pioneiro nas pesquisas sobre visual-music no Brasil, vem se dedicando nos Щltimos anos Я pesquisa em improvisaусo audiovisual, com o Duo Pantharei (2012-15) e com o coletivo

Sérgio Roclaw Basbaum is a musician with a degree in cinema from ECA-USP, a Master’s and PhD in Communication and Semiotics from PUC-SP, and a professor at PUC since 2001. He has dedicated himself for more than 15 years to different issues related to the interdisciplinary crossings between art , technology and perception. In 2002, he published the book Sinestesia, Arte e Tecnologia, by the Annablume publishing house, and has published several articles in Brazil and abroad dealing with themes such as perception, perception and culture, consciousness, hypermedia, cinema, montage, ando also, the relations between art, technology and the so called, technological aesthetics.