Laboratório Ciborgue: espaços híbridos entre o mundo analógico e dados digitais

Fernanda Duarte e Virgílio Vasconcelos (UFMG)

BELO HORIZONTE
OFICINA | WORKSHOP


Sala Multiuso - MAP - Museu de Arte da Pampulha

04/abr – 14h - 18h

a oficina | about the workshop

Esta oficina propõe desconstruir a caixa preta de dispositivos vestíveis para questionar: já não seríamos todos ciborgues? Esta oficina explorará imagens de ciborgues da ficção científica em contraste com ciborgues não ficcionais contemporâneos para demonstrar como o corpo biológico é transcodificado em corpo digital, como os dados digitais são coletados, processados e compartilhados. Propõe a desconstrução do funcionamento de dispositivos vestíveis através de um playground exploratório para manipulação de controladores, sensores e atuadores.

bio

Fernanda Duarte é professora adjunta do departamento de Comunicação Social da UFMG e é doutora em Comunicação, Retórica e Mídias Digitais (North Carolina State University). Realiza pesquisas sobre estudos críticos digitais, mobilidade, ativismo e arte e tecnologia. Integra o NucCon, Núcleo de Pesquisa em Conexões Intermidiáticas e é editora de arte do periódico Transfers, de estudos interdisciplinares em mobilidade. Mais informações em fernandaduarte.net.

Virgilio Vasconcelos é professor adjunto do departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da UFMG. Atua no curso de Cinema de Animação e Artes Digitais e é doutorando em Artes, pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes/UFMG, na linha de pesquisa Poéticas Tecnológicas.

público | audience

Jovens e Adultos

Interessados em desenvolver trabalhos de arte com tecnologias digitais.