ATTENTION SEEKER

Georgie Grace (Inglaterra)

RIO DE JANEIROEXPOSIÇÃO | EXBITHION


Oi Futuro FlamengoGaleria 2 – Nível 4 | Gallery 2 – Level 4

BELO HORIZONTEEXPOSIÇÃO | EXBITHION


MAP – Museu de Arte da PampulhaMezanino – 2º Piso | Mezzanine – 2º Floor

obra | work

O vídeo explora o efeito de paisagens sintéticas no cérebro humano. Todos aceitamos intuitivamente a idéia de que gastar tempo em uma paisagem natural afetará positivamente nosso estado mental, mas a pesquisa também mostrou que uma mera imagem de uma paisagem pode ser uma alternativa efetiva. Isso levanta a questão de saber se é necessária a experiência real, e se podemos receber o maior benefício de uma paisagem sintética, combinada com outros componentes que melhorem nosso bem-estar mental.  A forma da paisagem da Attention Seeker é gerada por computador, mas as texturas aplicadas são feitas a partir de minhas fotografias de superfícies reais e da vida vegetal. É uma combinação de forma sintética e material orgânico digitalizado, produzido dentro de um mecanismo de videogame. À medida que nossos ambientes reais se afastam de nossos ideais de natureza e, à medida que nossos habitats se tornam mais densamente urbanos, o trabalho oferece uma experiência sintética e digital que pode atingirr nosso desejo primitivo pelas qualidades expansivas e imersivas da paisagem.

 

The video explores the effect of synthetic landscapes on the human brain. We all intuitively accept the idea that spending time in a natural landscape will positively affect our mental state, but research has also shown that a mere image of a landscape can be an effective alternative. This raises the question of whether there is a need for the real experience, and whether we could receive heightened benefit from a synthetic landscape, combined with other components that would further enhance our mental wellbeing.

The form of Attention Seeker’s landscape is computer generated, but the textures applied are made from my photographs of real surfaces and plant life. It is a combination of synthetic form and digitized organic material, produced within a video game engine. As our real environments recede further from our ideals of nature, and as our habitats become more densely urban, it offers a synthetic, digital experience that might hope to fulfil our primal desire for the expansive and immersive qualities of landscape.

bio

Georgie Grace está interessada nos efeitos que a mídia com base em tela tem em nossos estados mentais. Sua prática testa a capacidade de mover a imagem para capturar, hipnotizar, seduzir ou desestabilizar o espectador, com abordagens que vão desde imagens rápidas ou bombardeios de texto até loops lentosce humor . Atualmente, ela cria ambientes para produção de vídeo usando o mecanismo do jogo Unity. Suas paisagens são povoadas por padrões, texturas e objetos fotografados do mundo real, recombinados em um espaço de joho que pode ser filmado usando uma combinação de câmeras virtuais e captura de tela. Ao misturar as referências à tradição da paisagem com o fascínio dos mundos do jogo que se desdobram e a oferta de experiência imersiva, seu trabalho fala com nossos desejos contraditórios de presença no mundo real e fuga virtual.

 

Georgie Grace is interested in the effects screen based media have on our states of mind. Her practice tests the capacity of moving image to capture, mesmerise, seduce or unsettle the viewer, with approaches ranging from rapid image or text bombardment to slow loops and humour. She currently makes environments for video production using the Unity game engine. Her landscapes are populated by patterns, textures, and objects photographed from the real world, recombined in a playable space that can be filmed using a combination of virtual cameras and screen capture. In mixing references to the landscape tradition with the allure of unfolding game worlds and the offer of immersive experience, her work speaks to our contradictory desires for real world presence and virtual escape.