Curso de Alquimia Digital: da pedra lascada aos bits/da arte rupestre à arte generativa

Marcos André Penna Coutinho - UFMG (Brasil)

BELO HORIZONTE
OFICINA | WORKSHOP


Sala Multiuso - MAP Museu de Arte da Pampulha
02/abr  e 03/abr – 14h - 18h

a oficina | about the workshop

O “Curso de Alquimia Digital” procura realizar conexões inusitadas entre metafísica, magia, filosofia, computação e artes. Para isto, partiremos numa busca reflexiva acerca da transmutação das matérias midiáticas, caminhando da pedra lascada aos bits, da arte rupestre à arte generativa. Pesquisaremos as transmutações de matéria da Alquimia Clássica e como se relacionam à Alquimia Digital e as transformações que a computação oferece quando procuramos criar arte.

Transmutações entre as matérias e as dimensões são possíveis através da Alquimia Digital e estabelece novas formas de transmutação alquímica com a instauração dos mundos digitais. Estes mundos digitais existem e operam no interior da retorta do Alquimista Digital, o computador, instaurando realidades imaginárias constituídas de Matéria Digital com objetivos artísticos e instauradores de novos sentidos, de novas ontologias.

A Alquimia Digital trabalha com temas e motivações simbólicas, psicológicas, gnosiológicas e soteriológicas. A cibernética é revivida com todos os seus tons de misticismo em busca de uma transcendência possibilitada pela arte digital. Na Alquimia Digital a arte procedural pode se apresentar tanto como uma imersão contemplativa, quanto uma imersão interativa, mas está sempre em busca de uma outra consciência, ou, como diriam os alquimistas, uma sublimatio no espírito do próprio alquimista.

Ao final do “Curso de Alquimia Digital” realizaremos experimentações práticas em arte procedural e confrontaremos o resultado com os conceitos apresentados. O “Curso de Alquimia Digital” é concluído com a conexão entre a parte teórica e a prática. Que todos nós possamos aprender a transmutar a matéria digital para que possamos transcender nossas próprias condições.

bio

Marcos André Penna Coutinho é Doutor, Artista, Professor e Pesquisador em Artes e Tecnologias. Artista com ênfase em instalações computacionais interativas, arte digital, jogos, cinema, quadrinhos e afins. Professor de Artes e Tecnologias, com ênfase em arte 2D e 3D, programação e design de jogos e arte procedural. Pesquisador com ênfase em artes, filosofia, gnose, alquimia, mitologia, emergência, complexidade, inteligência artificial.

público | audience

Jovens e Adultos

Interessados em desenvolver trabalhos de arte com tecnologias digitais.