Oficinas da Bienal de Arte Digital em BH, dialogam com o universo criativo sem a presença de computadores.

Programação Educativa

Museu de Arte da Pampulha
Abrindo a temporada de atividades educativas, o MAP recebe nos dias 2 e 3 de abril, das 14h às 18h, a oficina Alquimia Digital, ministrada pelo artista, professor e doutor em Artes e Tecnologias, Marcos André Penna Coutinho. A ação é voltada para o público jovem/adulto e procura demonstrar, a partir de simbolismos e da provocação dos sentidos, como a arte e a matéria se transformam na Alquimia Clássica e na Alquimia Digital. Seguindo a programação, no dia 4 de abril, das 14h às 18h, será a vez da oficina Laboratório Ciborgue. A proposta é permitir aos participantes o contato e a manipulação de controladores e sensores de máquinas por meio de uma espécie de playground, explorando imagens de ciborgues da ficção científica em contraste com ciborgues não ficcionais contemporâneos. Tudo isso para mostrar de forma prática como o corpo biológico é transcodificado em corpo digital. A oficina será ministra pela doutora em Comunicação, Retórica e Mídias Digitais, Fernanda Duarte, e pelo doutorando em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, Virgilio Vasconcelos, pesquisador em Poéticas Tecnológicas.

A oficina Escrita Não-Criativa, contará com duas turmas, das 9h às 13h e das 14h às 18h, nos dias 5 e 6 de abril respectivamente. Ministrada por Flávia Péret, mestre em Estudos Literários e doutoranda em Educação na UFMG, com uma pesquisa sobre escrita e formas de resistência, o encontro promoverá um debate a respeito do conceito da escrita não-criativa, confrontadora em sua essência, além de exercícios que instigam os participantes no desenvolvimento do pensamento e a transformação de conceito em prática.

Encerrando a programação de oficinas do MAP, o encontro Pensamento Computacional, no dia 21 de abril, das 10h às 17h, receberá duas turmas formadas por pessoas com idades entre 8 e 14 anos, onde o público será introduzido, de forma lúdica, aos conceitos e ao pensamento lógico do universo da programação. As atividades requerem apenas lápis e papel para serem desenvolvidas, abordando conceitos que trabalham com algoritmos, loops, repetições e vários outros elementos relativos ao tema. A última oficina será ministrada por Sandro Miccoli, um tecnólogo criativo que cria instalações interativas e experiências imersivas utilizando de novas tecnologias, além de atuar como supervisor de tecnologia criativa na Escola Maple Bear e de ter participado de festivais em diversos países. As inscrições de toda a programação educativa do MAP podem ser feitas pelo site da Bienal de Arte Digital.